Parcerias em Advocacy

Para serem alcançadas as necessárias transformações da sociedade brasileira, é preciso uma atuação constante em Brasília para, de um lado, influenciar o Legislativo Federal de modo que leis apropriadas e destinação adequada do orçamento nacional sejam definidas, e, de outro, para que o poder Executivo implemente as ações a que se propõe em seus planos e ações.

Não basta essa atuação ocorrer de forma distante, através de correspondência, telefonemas ou visitas esporádicas, o que torna muito pouco eficiente o processo de influenciar os formuladores de políticas públicas e seus executores.

O trabalho de assessoria em advocacy realizado pela Ágere se distingue do trabalho de uma empresa de lobby corporativo, pois acreditamos na defesa de direitos e interesses coletivos.

Metodologia

  • É montada uma equipe com um coordenador experiente na área e um/uma auxiliar;
  • Atuação diária na Câmara e Senado Federal, acompanhando suas atividades e estabelecendo contatos com Deputados Federais e Senadores;
  • Produção de um boletim quinzenal (caso a parceria seja em nível 4, a ser tratado a seguir), com temas relacionados ao projeto.

 Classificação dos Convênios/Parcerias

Acompanhamento de uma única ação (projeto de lei ou atividade de conselho/ação de secretaria em Ministério) seja ela no âmbito do Legislativo ou Executivo federais. A dedicação da Ágere se restringe a monitorar e incidir em questões relacionadas àquela ação de interesse da entidade parceira no convênio.
Acompanhamento de até 3 ações, ampliação das responsabilidades e maior envolvimento nos meios de inserção política. Nesta situação aumenta o grau de monitoramento das questões de interesse e o grau de incidência política que pode ser alcançado.

Representação efetiva, com metas tanto de curto quanto médio e longo prazos. Esse nível envolve trabalho e planejamento estratégico, e a ação diária da equipe da Ágere em acompanhar e incidir sobre as questões de interesse. Trata-se de um patamar de representação, monitoramento e incidência política mais elevado.
Trata-se de um passo adicional ao nível 3, com a produção de um boletim informativo, levando-se em conta o público a ser atingido pelas ações de advocacy.