O Que é Assessoria?

O que faz a assessoria?

O objetivo da assessoria em advocacy é agir de modo a influenciar a formulação e execução de políticas públicas eqüitativas e democráticas. Para tanto, atuamos em quatro principais eixos: mobilização da sociedade civil, influência no executivo, acompanhamento do processo legislativo e litigância, com o apoio de órgãos internacionais de fiscalização.

Influência no Legislativo

O carro-chefe da equipe de assessoria em advocacy da Ágere são as ações no legislativo. Ciente de que é preciso uma legislação favorável à execução de políticas públicas para que os direitos humanos – com foco nos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais – se efetivem, a equipe de assessoria da Ágere atua incisivamente no Congresso Nacional, sensibilizando parlamentares, mapeando e acompanhando proposições e realizando eventos que promovam o debate de questões sociais.

Mobilização da sociedade civil

Para influenciar políticas públicas democráticas, é preciso organizar e fortalecer a sociedade civil, a fim de ter mais voz perante o governo. Nesse sentido, a Ágere tem as seguintes atuações:

  • Participação em redes de articulação;
  • Colaboração e organização de eventos e manifestações;
  • Elaboração de material informativo, como boletins que analisam e divulgam a atuação do governo em relação a políticas públicas;
  • Realização de cursos de capacitação em advocacy e direitos humanos.

Influência no Executivo

Influenciar políticas públicas exige um contato constante com os membros do governo, seja para monitorar os projetos e orçamentos, seja para propor novas ações. A Ágere acompanha, portanto, os debates e execução orçamentária dos ministérios e Presidência no que se refere a questões sociais.