Cursos à Distância

Cursos a distância

Os cursos a distância da Ágere visam educar e conscientizar os cidadãos sobre seu papel formador e inovador, estimulando ações práticas que incidam diretamente em políticas públicas e melhorias de condição de vida, principalmente para os setores excluídos.

Por serem realizados via internet, os cursos a distância não se restringem a um espaço físico, podendo atingir diversas localidades – inclusive as de difícil acesso. Nossos cursos a distância cobrem uma elevada área do país, chegando a atingir 90% de microrregiões do território brasileiro.


  • Direito à Memória e à Verdade: O Curso Direito à Memória e à Verdade, via internet, é destinado a professores da rede pública de ensino médio, com vistas à uma formação com reflexão crítica numa perspectiva dos direitos humanos da história do Brasil durante a ditadura militar.

O objetivo do curso é formar professores que servirão como facilitadores para que as gerações atuais e futuras tenham o seu direito à memória e à verdade respeitado.


  • Mobilizadores Registro Civil: O Curso Formação de Mobilizadores para o Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, via internet, é destinado a gestores públicos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, agentes pastorais, conselheiros municipais de direitos da criança e tutelares, lideres quilombolas, ribeirinhos, ciganos e indígenas, servidores de órgãos registradores e alfabetizadores.

O objetivo da iniciativa é formar agentes que atuarão como mobilizares permanentes para o registro civil e documentação básica. A curso buscará ressaltar que as ações de mobilização para atingirem a erradicação precisam ser permanentes e inseridas no cotidiano das políticas públicas do município de assistência social, saúde, educação, previdência social e desenvolvimento agrário, onde o papel local do mobilizador é muito importante.


  • Atitude Saúde: o curso tem como objetivo capacitar em advocacy jovens para que sejam capazes de reivindicar e propor ações a partir da Política Nacional de Saúde do Adolescente e do Jovem.

 

  • Capacitação de Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais em Direitos Humanos: voltado para a capacitação de conselheiros nacionais, estaduais e municipais dos diversos conselhos de direitos: do idoso, da mulher, da criança e do adolescente, dos direitos humanos em geral, entre outros.


  • Curso Formação em História e Cultura Afro-brasileira e Africana: voltado para professores de ensino médio e fundamental para lecionar sobre o assunto. Tem o objetivo de implementar a lei 10.639/03, que exige o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Para mais informações vide site:
    www.ensinoafrobrasil.org.br

 

  • Curso para Capacitação de Gestores em Direitos Humanos: para pessoas de todo o país que queiram aprenderam a aprimorar suas ações na área de direitos humanos fundamentais.

 

  • Direito Humano a Alimentação: Curso a distância, via internet, que visa contribuir com o protagonismo de pessoas, de profissionais e de instituições no processo de promoção e de realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).