Publicações

ORÇAMENTO JUVENTUDE

Orçamento Juventude 2003-2010: Uma proposta metodológica para o controle social das políticas públicas de juventude – Edição revisada

Iniciativa inédita proposta e executada pela Ágere Cooperação em Advocacy, com o apoio da Fundación Avina, o Orçamento Juventude tem como objetivo ampliar a capacidade da sociedade civil de interpretar a realidade dos gastos públicos que norteiam a população de 15 a 29 anos, contribuindo para a melhoria futura das políticas publicas de juventude no Brasil. Para tanto, o presente trabalho identificou 125 programas do governo federal que impactam diretamente e indiretamente na população jovem, avaliando a execução orçamentária desses programas ao longo dos últimos oito anos. A pesquisa, que virou um livro acompanhado de CD contendo material anexo, foi lançada em São Paulo em 2 de dezembro de 2010. Logo abaixo, a versão eletrônica do material pode ser baixada, tanto o livro quanto o seu material anexo. O material disponibilizado logo abaixo é a revisão da edição original. Nessa versão revisada, os dados de 2010 se encontram completos. A edição revisada é fruto de uma mais uma parceira junto à Fundación Avina.

Baixe o arquivo do livro (PDF 5,80 MB) e o Material anexo (planilhas em XLS 1,47 MB)


FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS EM DIREITOS HUMANOS

Em 2005, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos em parceria com a Ágere, promoveu o curso Formação de Conselheiros em Direitos Humanos, à distância, para a capacitação de centenas de conselheiros, buscando implementar políticas públicas voltadas para a mobilização dos conselhos de direitos, com a finalidade de disseminar conhecimentos, com ênfase nos direitos econômicos, sociais e culturais.

A presente publicação é resultado dessa experiência bem sucedida que reúne os conteúdos do curso Formação de Conselheiros em Direitos Humanos. Pretende-se que esses conhecimentos contribuam para a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.

Baixe o arquivo (RAR 1,85 MB) e clique em “AutorunPro.EXE” para ter acesso ao conteúdo do Curso.


IDEIAS E IDEAIS

A publicação do Livro Idéias e Ideais – Capacitação de Gestores em Direitos Humanos vem complementar o trabalho iniciado no curso, pois torna possível divulgar os direitos humanos mesmo nos locais onde a internet ainda não é uma realidade.

Dividido em duas grandes partes, sendo a primeira destinada a apresentar, na íntegra, todo o conteúdo teórico do curso que foi elaborado por Daniela Ikawa, Flávia Piovesan e Guilherme de Almeida. A segunda parte destaca cinqüenta propostas relacionadas aos direitos humanos que resultaram do curso Capacitação de Gestores em Direitos Humanos representando, proporcionalmente, o universo dos 400 projetos finais apresentados pelos participantes do curso. Este trabalho de sistematização dos projetos e a seleção dos 50 mais representativos resultou de um esforço de dois colaboradores da Ágere, Gustavo Amora e Francisco Acioli.

Baixe o arquivo (RAR 25,1 MB) e clique em “AutorunPro.EXE” para ter acesso ao conteúdo do Livro.


HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA

Livro "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola"

A Ágere Cooperação em Advocacy, com esta publicação, consolida uma posição de vanguarda na formação de professores, alunos e demais interessados, no processo educativo brasileiro, a partir da difusão, da interpretação e do estudo da Lei 10.639/03 que “Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, obriga a incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e dá outras providências”. A  aprofundada análise feita pelo Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno, consubstanciada no Parecer CNE/CP 03/2004, informou a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, do CNE, que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. No entanto sabe-se do desconhecimento dos professores em relação aos conteúdos exigidos pela Lei. A partir dessa constatação foi organizada esta publicação “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola”, tendo como base o conteúdo do Curso de Formação de Professores Ensino Afro-Brasil.

Baixe o arquivo do livro (PDF 1,32 MB) e da capa (PDF 17,2 MB).